Capa antologia de crônicas 2023

Turno da madrugada

Turno da madrugada (antologia), 2023, Ardotempo, Porto Alegre. Texto de orelha de Kátia Borges.

Trecho da orelha:

É quase impossível não ler esta antologia de crônicas de Mariana Ianelli com o coração nas mãos. Dizem que o susto é irmão da epifania, andam juntos. A cada passada de página, entre sístoles e diástoles, observamos o mundo por seus olhos. (…)

Viajamos ao redor do mundo, percorrendo cidades, ilhas e vilarejos com nomes inacreditáveis. Vagueamos, leitores felinos, entre títulos que, quando organizados em determinada ordem, desenham aproximações e distâncias nas estantes das bibliotecas. Por alamedas de assombros cotidianos, prosseguimos ao longo das cento e trinta expirações contínuas que subvertem, nesse livro, as técnicas comedidas de respiração da Yoga.

Kátia Borges


Neste livro, Mariana Ianelli escreve a partir do trivial, mas que nas mãos dela se transformam em outra coisa. A autora provoca com esses textos o prazer de ler, seja em qual turno for. Mas, sobretudo, naquele estado de mansidão, de contemplação, que somente as madrugadas proporcionam.  “Turno da madrugada” é um livro composto por imagens fortes, com uma certa musicalidade quase sensorial, preenchido por esses mistérios todos das madrugadas insones, onde memória e observação se embaralham no estado hipnagógico, entre o sono e a vigília.

Ney Anderson

Comments are closed.